quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

DF: Ônibus do Expresso-DF passará por testes para entrar em circulação em fevereiro de 2014

O primeiro ônibus modelo articulado do "Expresso DF Sul", que integrará uma frota de 62 veículos para realizar o percurso Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, foi apresentado pela Viação Pioneira ao governador Agnelo Queiroz nesta segunda-feira (23).

"Esse veículo tem diversos itens modernos e tecnológicos para atender a população com conforto e segurança. A partir de janeiro, vamos iniciar testes e verificar a necessidade de ajustes para que entrem em circulação até fevereiro de 2014", afirmou Agnelo Queiroz, ao visitar o veículo em exposição na Praça do Buriti.

O projetista do Consórcio BRT Sul, Álvaro Gonzalez, informou que um dos testes será feito na primeira estação com obras 100% concluídas, a Granja do Ipê, na Epia Sul, entregue em outubro. "No local, vamos verificar a altura do piso e a distância das portas para analisar se as medidas estão compatíveis com a obra", explicou.

Entre outras características dos ônibus articulados, que serão avaliadas pela Secretaria de Transportes, estão: quatro câmeras internas; quatro telas de vídeo LCD para transmissão de informações para os usuários; ar condicionado; sistema de ventilação independente; além de cadeiras tipo poltrona.

"As portas possuem mecanismo de abertura elétrico, para abrir suavemente, além de sistema antiesmagamento e bloqueio caso o carro esteja em movimento", complementou o engenheiro e gerente de Manutenção da Viação Pioneira, José Estevão da Silva.

Segundo ele, a capacidade será de 40 pessoas sentadas e 90 em pé, totalizando 130. Para aumentar a segurança e a comodidade dos passageiros, os veículos também possuem vidros fumê, que reduzem a incidência solar, e piso com revestimento antiderrapante.

MODERNIDADE - Além da plataforma de embarque para cadeirantes, um grande diferencial é o sistema de 'ajoelhamento'. "Ele permite que o ônibus abaixe até cinco centímetros, em ambos os lados, para facilitar o acesso de idosos e pessoas com deficiência, e isso é uma segunda opção para os cadeirantes, já que a diferença entre o piso e o ônibus nas estações será apenas de três centímetros", enfatizou.

Mais um dispositivo moderno é a tela que liga automaticamente e transmite a imagem de uma câmera instalada atrás do veículo quando o motorista pressiona o botão de ré. "Isso evitará acidentes e atropelamentos, já que o motorista terá uma visão privilegiada do que tem atrás do ônibus", observou Silva.

Os automóveis, já em processo de montagem, têm sistema de diagnóstico de falhas; dispositivos de segurança para evitar movimentos bruscos ao ser freado; motor silencioso com redução de poluentes e sensor para detecção de incêndio.

Além dos 62 ônibus do tipo articulado, haverá mais 38 com capacidade menor (75 passageiros), que circularão no mesmo corredor. Com isso, a frota total da localidade atingirá o quantitativo de 100 veículos.

Fonte: Agência Brasília

14 comentários:

  1. Como vai funcionar esse brt ? Por que ele tem catraca?

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    1. Nas estações no Gama/Santa Maria e ao longo da Epia serão feitas à esquerda, como no Eixo Anhanguera aqui em Goiânia. No Eixão Sul e na Rodoviária do Plano Piloto, por conta da questão do tombamento, os embarques/desembarques serão feitos à direita, já que uma obra dessa, que digamos, impacta arquitetônicamente na paisagem, iria ferir o tombamento e a solução menos onerosa foi colocar o embarque deste lado do ônibus.

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  2. 40 passageiros sentados... muito pouco para um veículo deste tamanho.

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    1. Leve em consideração o número de portas do veículo (três de cada lado); o espaço destinado aos cadeirantes além da caixa do motor do ônibus da Mercedes que retira dois lugares no fundo do ônibus.

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  3. ou seja, isto é um ônibus e, como todo ônibus em brasília, vai quebrar, vai atrasar, os motoristas vão passar a hora que quiser, vão parar quando quiser, ou alguma mulher bonita estiver na parada, vai ser sujo, andar com pneus carecas etc, tudo o que toda gente sabe. E acima de tudo, o DFTrans é só garganta, vão continuar a receber a propina diária de cada dia pra assinar no relatório de inspeção que tá tudo "dentro dos padrões" e tá tudo em casa. Querem prova mais evidente disso do que o Constantino continuar no sistema e ninguém falar nada? um dia desses, teve uma reportagem aqui que mostrava que a piracicabana era dele também. Mas ano que vem, todos nós estaremos votando como sempre na mesma gangue do roriz, do agnelo, do marconi em troca de uns trocados ou um litro de cachaça, então tá tudo certo.

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    1. se o constantino atendeu todos os requisitos do edital não há o que se questionar não e a empresa ou o empresário que presta um serviço ruim por que quer e o governo que na maioria das vezes não dá condições do transporte funcionar como deveria.

      tanto que o serviço prestado pelas empresas do constantino no transporte interestadual e muito bom todos os onibus são limpos novos e tem ar condicionado,se o transporte urbano e ruim não e necessariamente por que a empresa quer assim.

      infelizmente o transporte urbano no brasil e completamente contaminado pela politicagem que leva a qualidade do serviço lá pra baixo.

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    2. Sou usuário do transporte público do DF todos os dias há praticamente 13 anos ininterruptos. E nesses anos utilizei na maiorias das vezes empresas da Viação Pioneira (Planeta, Alvorada, Satélite, Cidade Brasília, a antiga Sol que foi incorporada e a Pioneira), que praticamente opera de forma absoluta no grande eixo Taguatinga-Ceilândia desde o início dessas cidades, antes mesmo de eu nascer.
      Ela faturou muito, mas muito durante todos esses anos, sendo favorecida pela precariedade do transporte do DF, ausência de fiscalização e controle por parte do poder público, enxugamento de carros e monopólio de muitas linhas, lucros percentuais altos com o valor abusivo de passagens e carros antiquados e super desconfortáveis (conte em toda a frota dela aqui em BSB algum carro com banco estofado!)
      De bobos e santos os sócios do Rodoviário União não tem nada, dinheiro eles sempre tiveram p/ investir, mas vc acha que eles iriam oferecer um serviço razoável podendo sucatear ao máximo o serviço que nada ia acontecer com a concessão, só lucros excessivos?

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  4. Olhe e me diga se o constantino "atende todos os requisitos do edital". obs: sim, os onibus são uma sucata porque eles querem, porque é lucro pra eles deixar de fazer manutenção, pagando o dftrans para ficar caladinho. Eles não fazem isso no interestadual, que nem é tão bom assim, porque primeiro não dá pra fazer cartel com o país inteiro, é muita gente, segundo porque a concorrência entre eles é acirrada, não tem essa de alguém ser dono de 10 empresas no pará e outro tanto no rio, e terceiro porque os assaltos e o avião está a quebrar todo o setor, se não colocarem algum benefício, só vão piorar a situação: http://onibusrmtca.blogspot.com.br/2013/12/df-mp-pede-justica-suspensao-da.html

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    1. E outra, qd viram que teriam que se adaptar para não perderem o ouro, resolveram rapidinho as questões jurídicas da empresa e enxugamento das dívidas e mostraram-se aptos a concorrerem na nova licitação.
      Ganharam uma bacia, compraram carros novinhos em folha e agora vão prometer ser uma nova empresa. Cordeiros...
      Quem até a pouco tempo atrás pegava a linha mais lucrativa dessa empresa (0379 - P Norte/W3 Norte) e chegou mais de uma vez a esperar mais de 2h para conseguir embarcar ou permanecer em média 3h em pé dentro de um carro dessa empresa e não ter nem espaço para segurar, além da costumeira "encoxada" e "arrocho", sabe do que eu estou falando.
      Não adianta toda essa raiva, o problema não é só dos empresários gananciosos ou do poder público corrompido e sim é a visão e a forma como é feita a gestão do transporte público nas grandes cidades, visão de transporte de massa, feito p/ pobre usar e por isso mesmo desprezado.

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  5. Prezados;
    Não vamos utilizar o espaço aqui para discussões políticas e radicalismos. Vamos procurar nos ater as questões de ordem prática do transporte coletivo e propor soluções quanto a estrutura e melhoria desse tipo de meio de locomoção.

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  6. Show de bola esse BRT da Mascarello. Será que esses 100 carros da Pioneira serão dessa mesma encarroçadora?
    Qt ao fato da pequena capacidade p/ passeiros sentados, como bem explicado pelo Rafael, o padrão BRT são as paradas do lado esquerdo das faixas, mas a impossibilidade de alteração das que já estão localizadas no lado direito do Eixão e da Rod. P. P. faz com que esses carros tenham portas em ambos os lados diminuindo as cadeiras.
    Mas devemos ter em mente que a duração das viagens serão reduzidíssimas graças a faixa exclusiva e os passeiros não vão ficar muito tempo em pé. Sem contar que haverá uma rotatividade de passeiros em cada estação.

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  7. E como vai ser o acesso ao onibus? onibus circulares dentro do gama até a estação? que mora no setor central, vai rodar o gama todo como hoje, ademais, se for assim não vale a pena pegar o expresso.

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    1. Linhas alimentadoras do Gama desembarcam os passageiros no Terminal Gama (terminal do BRT) e de lá sai o Expresso DF até o Plano Piloto

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