segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DF: Ônibus articulados à caminho de Brasília

Por Rafael Martins

A encarroçadora Mascarello divulgou hoje (25) em rede social uma foto dos ônibus articulados da Viação Pioneira, responsável pela operação das linhas da Bacia 2. Estes veículos, como o da imagem acima, irão circular nas linhas de maior demanda conforme estudos feitos para a elaboração do edital de licitação. O tipo de ônibus a ser usado em cada linha também foi definido a partir destes estudos.

As linhas em que estes ônibus vão circular são chamadas de troncais, que interligam as Cidades-Satélites e o Plano Piloto. A operação é a partir dos terminais de integração ou com captação na origem quando a demanda justificar.

Expresso DF

Do lote de 74 ônibus articulados, parte será para atender a demanda das linhas troncais da Bacia 2, e o restante será para a operação exclusiva no BRT Gama/Santa Maria. A quantidade de ônibus para cada tipo de serviço não foi divulgada.

Os veículos do sistema BRT serão todos na cor amarela (como na imagem acima) e terão porta em ambos os lados. Os embarques/desembarques feitos pela direita serão realizados à partir do Eixo Sul e Rodoviária do Plano Piloto. Os embarques/desembarques à esquerda serão feitos exclusivamente nas estações ao longo da Epia e terminais de integração em Santa Maria e Gama. Em janeiro de 2014, o Expresso DF começa a funcionar em fase de testes. A previsão do GDF, é que a partir de março, os ônibus vão operar normalmente no corredor.

Fotos: Grupo Mascarello

10 comentários:

  1. Caaaaaara... que lindo... que lindo... Depois de tantos anos vendo as velharias da Viplan rodarem por aqui, dá até emoção ao ver um onibus desse kkk... Mal posso esperar para vê-los pessoalmente. Só tem um porem: Por quê diabos colocar as portas dos 2 lados? Que desperdício . Não seria mais fácil colocar as paradas na lateral das pistas? '-'

    Enfim... Desculpa ficar perguntando tanto mas: Tem notícias dos ônibus da HP-ITA? D: Mal posso me conter de ansiedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma obra como essa do BRT causa uma transformação no espaço urbano por onde passa e por questão do tombamento do Plano Piloto, uma intervenção desta certamente não seria feita. Por isso os ônibus com as portas dos dois lados. A imagem do Expresso DF é apenas uma projeção de como serão os veículos. A proposta do Consórcio que construiu o BRT é que o lado direito tivesse só duas portas uma dianteira e a central, já que a maioria dos desembarques serão feitos pela esquerda.

      Quanto a HP, assim como a Marechal eu não sei quando elas começam a rodar. Previsão do GDF: Dezembro. Gente quando eu tiver a informação eu vou publicar, tranquilizem-se. =D

      Excluir
    2. Tem horas que esse tombamento me dá nos nervos. Mas tudo bem. Pelo menos arranjaram uma solução menos "onerosa" :D

      Enfim... É dificil me tranquilizar, mas vou tentar rs...

      Obrigado :D

      Excluir
  2. esses vidros de correr não do 3 meses para desligarem o ar.

    agora os carros do BRT serão piso baixo não é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os do BRT serão piso baixo. Agora cá entre nós, porque os que vão rodar nas linhas convencionais não vieram piso baixo? Seria mais acessíveis que os dotados de elevadores, que demandam uma manutenção em curto prazo.

      Excluir
    2. Tirando a diferença de custo de um carro com piso rebaixado, é lógico (vide os Marcopolos da São José e os da Piracicabana), não sei se o piso rebaixado seria bom para a manutenção dos carros com asfaltos deteriorados, irregulares, sem calçamento, lama e poeira de algumas cidades do DF.
      Piso baixo tem que ser p/ tapete, ou pelo menos em pavimentos mais uniformes.

      Excluir
  3. Quem te viu, que te vê em Pioneira? Deixando de lado finalmente as tranqueiras da Caio e indo diversificar as compras lá no sul do meu Brasil?
    Muito show esse Mascarello Gran Metro.
    Mas o que me deixou mesmo com aquele "poxa vida" foi essa pintura... Tá muito branco e vazio isso aí. O DFTrans poderia ter criado uma arte diferenciada para o BRT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pintura do BRT é essa toda amarela da segunda foto.

      Excluir
    2. Realmente a pintura deixou muito a desejar. Deveriam ter realizado um concurso para a escolha da nova padronização.

      Excluir
    3. Pena ser Mercedes, articulado tem que ser VOLVO.

      Excluir

Sobre a moderação:

1) é de caráter de organização;

2) devido à atualização diária e ao grande volume de notícias postadas, muitos comentários chegam com dúvidas ou perguntas em postagens anteriores e o Blogger não avisa (notifica) que há comentários nestes posts (só quando a moderação está ativada);

3) A moderação é como uma garantia, já que o comentário feito será visualizado e os mesmos serão lidos e publicados e ao meu alcance perguntas feitas serão respondidas;

4) é importante lembrar que não estou online 24h, portanto se fez um comentário, por favor, aguarde como já expliquei no item 3;

5) Podem comentar a vontade, seja este uma crítica, sugestão, reclamação, dúvida, elogio etc, ou seja, o espaço é de vocês leitores;

6) Usem do bom-senso e da educação, pois comentários com palavras de baixo calão e/ou ofensas não serão publicados. Evitem também comentar em caixa-alta, já que o Blogger sinaliza como spam este tipo de comentário.

7) Os comentários publicados não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.