segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DF: Ônibus articulados à caminho de Brasília

Por Rafael Martins

A encarroçadora Mascarello divulgou hoje (25) em rede social uma foto dos ônibus articulados da Viação Pioneira, responsável pela operação das linhas da Bacia 2. Estes veículos, como o da imagem acima, irão circular nas linhas de maior demanda conforme estudos feitos para a elaboração do edital de licitação. O tipo de ônibus a ser usado em cada linha também foi definido a partir destes estudos.

As linhas em que estes ônibus vão circular são chamadas de troncais, que interligam as Cidades-Satélites e o Plano Piloto. A operação é a partir dos terminais de integração ou com captação na origem quando a demanda justificar.

Expresso DF

Do lote de 74 ônibus articulados, parte será para atender a demanda das linhas troncais da Bacia 2, e o restante será para a operação exclusiva no BRT Gama/Santa Maria. A quantidade de ônibus para cada tipo de serviço não foi divulgada.

Os veículos do sistema BRT serão todos na cor amarela (como na imagem acima) e terão porta em ambos os lados. Os embarques/desembarques feitos pela direita serão realizados à partir do Eixo Sul e Rodoviária do Plano Piloto. Os embarques/desembarques à esquerda serão feitos exclusivamente nas estações ao longo da Epia e terminais de integração em Santa Maria e Gama. Em janeiro de 2014, o Expresso DF começa a funcionar em fase de testes. A previsão do GDF, é que a partir de março, os ônibus vão operar normalmente no corredor.

Fotos: Grupo Mascarello