quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DF: Consórcio HP-ITA diz que seu objetivo é oferecer um serviço de melhor qualidade para o usuário

Adriano Rodrigues de Oliveira, representante do consórcio HP-ITA, que oferece linhas de ônibus em Goiânia e ganhou uma das bacias da licitação do DF, afirma que o objetivo é oferecer um serviço de melhor qualidade para o usuário. “A perspectiva da HP é de que a gente possa, de fato, mudar o quadro do transporte coletivo em Brasília. Ainda que o foco seja o lucro, a missão da empresa não é obtê-lo com serviço ruim”, acrescentou.

Fonte: SEGOV

53 comentários:

  1. Rafael por um acaso você já tem noticias de como será os ônibus da HP-ITA transporte, pois sou morador do Núcleo Bandeirante e só vejo os comentários mais ainda não vi em nenhum noticiário que a empresa acima já tenha comprado os ônibus para operar os trechos da bacia 3. Se tiver fotos e algo pra apresentar para a população agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto só sei o chassi, que será Mercedes-Benz. A carroceria por enquanto não sei qual será. Cogita-se a CAIO, mas nada confirmado.

      Excluir
    2. Não venha de CAIO aqui p/ o DF não HP-ITA! Como o prazo para a entrega está apertado, ele poderia mesclar com melhores encarroçadoras como a Mascarello e a Marcopolo (Viale BRS).
      Vamos por um pouco mais de conforto para a população!

      Excluir
    3. Mascarello acho impossível vir pela HP e aqui em Goiânia pelo menos a HP não quer a Marcopolo nem de graça assim como o Grupo Odilon Santos. Se aqui a Marcopolo não tem preferência, é muito provável que em Brasília ela escolha outra encarroçadora.

      Excluir
    4. Vai de Comil então rss!
      Rafael não conhecia essa birra da HP e do GOS com a Marcopolo. Tá certo que a carroceria do duro Torino G7 já está defasada, mas conte-nos a fofoca porque a linda Goiânia não quer Marcopolo, onde já se viu?
      De toda forma, o GOS é quase que obrigado a ter o absoluto G7 Paradiso.

      Excluir
    5. Comil também foi reprovada nos testes da HP aqui em Goiânia.

      Excluir
    6. Essa birra vai longe viu. Os busólogos daqui sabem mais tecnicamente o porque de não entrar Marcopolo aqui no sistema urbano, tanto que na renovação em 2008 só veio CAIO, tanto que apelidaram Goiânia de Apachelândia.

      Excluir
  2. Rafael, por acaso já sabe quando os ônibus da HP-ITA vão iniciar os trabalhos aqui em Brasília? Sou morador no Riacho Fundo I, e pelo edital parece que a empresa deveria começar neste mês de outubro. Tens alguma noticia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não gente e se eu tiver alguma informação, podem se tranquilizar que eu vou informar.

      Excluir
    2. Eu acho que esta HP-ITA não tem nem como entregar os novos ônibus pra Brasília num curto espaço de tempo como este, estamos no dia 14/10, me fale como alguém em menos de 16 dias ira colocar os ônibus pra rodar se ate agora só compraram a carroceria!

      Excluir
    3. O prazo de entrega das duas empresas, HP e Marechal é dezembro. Essa demora, ou melhor, a prorrogação do prazo de entrega é permitida desde que seja previamente e devidamente justificada ao poder concedente.

      Excluir
  3. INFORMAÇÕES PASSADAS PELO PRÓPRIO DFTRANS HOJE VIA FACEBOOK.
    A previsão é que os ônibus da Bacia 3 da empresa HP-ITA comecem a circular no início de dezembro.

    Isso quer dizer que não conte com estes novos ônibus estes próximos meses. DFTRANS e só mentira e falsa promessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só da Bacia 3, como da 4 e 1 também. Isto foi uma resposta ao usuário que a autarquia deu (não sei se foi você que questionou lá) mas vi a indignação na publicação e na calma da resposta do DFTrans.

      Excluir
    2. A HP e a Marechal assinaram os contratos antes da Piracicabana e já estavam garantidas nas bacias antes dessa última confusão do recuso impetrado contra a licitação (que prejudicaria a Marechal e a empresa santista).
      Inicialmente o DFTRANS anunciava a circulação dessas empresas para agora em outubro, mudou para novembro e agora em off anuncia para dezembro.
      Para mim isso é perfeitamente normal, estão negociando a infraestrutura, a contratação e treinamento dos rodoviários, garagens, etc. Isso não é de um dia p/ outro que se resolve.

      Excluir
  4. "DmL" com base na empresa no grupo amaral , as marcas dos veiculos são os volks " apache vip, s22, marcopolo, caio,buscar,... essas marcas sao boas da volks . a volks eh melhor empresa de carroceria e moto , a melhor carroceria e " APACHE VIP " ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apache Vip? cé tá de brincadeira. Já viu os plásticos por dentro da carroceria? Péssima qualidade. Aqui em BSB peguei uma vez um desses Caio's (quase sempre em pé) e furei a minha mão porque o parafuso que prega um braço tubular no outro estava para fora com a porca, não foi usado rebite para fixar.
      Sem contar o ferrujo que fica nas mãos porque os joelhos dos tubos não são encapados de plástico assim como os tubos.

      Excluir
  5. Washington Almeida3 de novembro de 2013 09:09

    Hein Rafael Martins e sobre as contratações de funcionários,tipo motorista,cobrador,fiscal,Vão ser mantidos os mesmos ou vai ter algum processo seletivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haverá as contratações, porém terá um processo seletivo (a confirmar - porém 90% de certeza). É o que posso dizer no momento. Em breve começo a soltar as informações, viu gente. É o que posso dizer neste momento, então não adianta perguntarem mais detalhes, pq é o que posso dizer no momento.

      Excluir
  6. Rafael Martins, você saberia nos dizer onde encontramos a empresa HP-ITA aqui em Brasília? Porque eu fui do sistema de transporte público mas estou fora do mercado de trabalho e queria deixar um currículo com antecedência para tentar uma vaga remanescente. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. O espaço físico (garagens e tal) não sei te informar ainda. Estou à procura de informações bem como a dos ônibus. O que posso informar de forma limitada, já que não posso dar detalhes no momento, é que para a contratação haverá um processo seletivo.

    ResponderExcluir
  8. Gente como e difícil encontrar informações destas duas empresas HP-ITA e Marechal. Ninguém sabe de nada sobre os ônibus e como anda a compra ou se já compram. Quem pode informar alguma coisa sobre estas duas empresas.

    ResponderExcluir
  9. VEJA BEM PESSOAL HP-ITA É UM CONSORCIO , PORTANTO, SAO VARIAS EMPRESAS, NISSO ELES VAO ESCOLHER UMA EMPRESA PARA RODAR , E ESTAO COMENTANDO QUE ELES VAO TRAZER UMA TAL VIAÇAO URCA, PARA ASSUMIR ESTA BACIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O edita proíbe a contratação de empresas terceiras para operarem nas bacias. Portanto, quem assume a Bacia 3 é SOMENTE o Consórcio HP-ITA

      Excluir
  10. Gostaria de saber quando é mesmo que esse consorcio hp
    vai iniciar suas atividade aqui em brasilia. Manoel de samambaia

    ResponderExcluir
  11. Apesar do GDF dizer que até 31/12 tudo estará renovado, eu não acredito nisso. É impossível isso acontecer. Tanto a HP quanto a Marechal eu não sei, precisamente, quando vão operar. O que posso adiantar, é que terá processo seletivo para a contratação dos funcionários.

    ResponderExcluir
  12. sao quantas empresas envolvida no consorcio, vc sabe
    dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas. HP Transportes (urbano) e ITA Transportes (fretamento), ambas do mesmo dono, o Hailé Pinheiro.

      Excluir
  13. Vou pegar no pé da empresa, se a frota for velha e se houver atrasos no horário dos ônibus... Estarei de olhos bem abertos... Qualidade e respeito gera lucro pra todo mundo. (Passageira desconfiada)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse pra trazer frota velha, ela seria a primeira empresa a operar no DF após a licitação, afinal ônibus usado a venda não falta.

      Agora ressalto que a frota a ser colocada nas ruas pelas novas operadoras é 100% zero-quilômetro. Isto é exigido em edital. É expressamente proibido incorporar à frota ônibus usados. Somente ônibus novos. Quanto ao cumprimento de horários, é o que eu falo aqui em Goiânia. Enquanto não houver prioridade do transporte coletivo nas vias e consequentemente dar condição de operação dos ônibus, é praticamente impossível cobrar pontualidade britânica.

      Excluir
  14. Rafael Martins eu e meu marido estamos esperando anciosos pelo processo seletivo para motorista do Hp-ita aqui no DF.
    Você saberia responder quando as empresas que formam esse consorcio vai dar inicio a este processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será muito em breve, porém no momento não posso das maiores detalhes.

      Excluir
  15. Boa tarde Rafael,
    Vc ja sabe quando a HP vai comecar a atuar aqui em Brasilia?
    E quando comecaram as contratacoes?

    Moro aqui na ceilandia e tenho muito enteresse em uma vaga para cobrador.

    Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O início das operações, somente o DFTrans vai poder confirmar. O que posso dizer é que seus primeiros ônibus começaram a ser produzidos agora em dezembro. Geralmente sobem da fábrica para a garagem deles lotes de veículos (30 ônibus de uma vez por exemplo)

      Sobre as vagas, algumas foram abertas para cadastro do currículo. Você pode enviar o seu para o email: curriculos@urbimobilidade.com.br

      Excluir
  16. MAIS QUANDO COMEÇA A RODAR OS NOVOS COLETIVOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente o DFTrans poderá informar o início das operações da HP-ITA. Seus ônibus começaram a ser fabricados agora em dezembro e sobem para a garagem lotes de veículos (30 por exemplo)

      Excluir
  17. Respostas
    1. Envie seu currículo para o email: curriculos@urbimobilidade.com.br

      Excluir
  18. Rafael, você já tem alguma notícia de onde será a garagem ou RH da HP - ITA?

    ResponderExcluir
  19. As empresas não divulgaram os endereços para não chover de gente na porta deles, porque há a condição que eles tem de contratar os atuais funcionários.Mas ambas tem escritórios sim, deixei meu currículo na hp-ita e na marechal.A marechal também envia currículo pelo site dela.

    ResponderExcluir
  20. Olha Rafael consegui localizar os ônibus da HP- ITA, elas vem com o nome de URBI Transporte. São fabricados pela Caio (Apache Vip III). Estão na garagem da Mercedes Bens na Candongolândia- DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importantíssimo esclarecer que Urbi é o nome oficial do Consórcio HP-ITA, é a razão social da empresa, portanto na lataria dos ônibus virá Urbi mesmo. Aqui já tem foto dos ônibus dela http://onibusbrasil.com/empresa/consorcio-hp-transportes/

      Excluir
  21. hjj eu tava assitindo a tv ..parece q domingo ja vai circular o marechal e a hp ita >dia 29<

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se os ônibus da empresa vão vir com limitadores de velocidade, pois aqui na cidade de Recanto das Emas DF, somos usuários da empresa Riacho Grande, que por sinal, das ruins que operavam no de DF era a menos pior, e embora não tivesse tanto conforto como os ônibus da São José, conseguia concluir suas viagens em um tempo até considerável e seus veículos não quebravam tanto, como os da Viplan, por exemplo. Gostaria de saber se vocês vão vir com velocidade limitada à 60KM ou se vão manter os 80km que a Riacho Grande mantinha. Sei que muita velocidade em ônibus é um tanto perigoso, mas a limitação que a São José faz é tortura, tanto para motoristas quanto para passageiros, fica a dica, se for limitar que os ônibus cheguem pelo menos a 70KM, sem travar RPM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os ônibus novos já vem com limitadores de velocidade e quem mora nas regionais mais distantes do Plano Piloto, como Planaltina por exemplo, estão reclamando e muito do tempo de viagem.

      Excluir
  23. Entendi, então vamos esperar por qualidade, pois isto é algo que vem faltando muito para nós usuários do transporte público, que essa nova empresa que estar por vir procure realmente não apenas lucro, pois isso vocês vão ter é fato, mas que se preocupem com os usuários que trabalham o dia inteiro, se estressam tanto é querem pelo menos voltar para casa tranquilamente. Sei que as empresas também dependem do governo, e Brasília é uma cidade que investe pouco em transporte, um exemplo é essa faixa exclusiva, que se observamos melhor foi apenas uma pintura no asfalto, não foi criada uma nova..mas que haja cumprimento de horário e que os veículos não quebrem tanto, não estou preocupado com o modelo de ônibus adotado, mas que eles cumpram com o seu dever de transportar passageiros,bom que cada um faça sua parte para que os usuários sejam tratados com dignidade

    ResponderExcluir
  24. Prestação de serviço de boa qualidade, já começou errando comprando carroceria mercedez Benz. vou dar apenas dois anos pra estes motores estarem estourando nossos ouvidos, e se tratando de onibus
    quanto menos tiver marcopolo rodando em nossas ruas, essa porcaria dessas emprezas so pensão em seu lucro e benificiar seus colaboradores empresarios. ai sobra pra gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre acompanhe meu raciocínio: Uma licitação que é questionada pelo MP, TJ e TRF e outros orgãos de justiça. A HP foi a última a trazer ônibus e porque ela trouxe Mercedes? Por conta desse suspende licitação/não suspende é que ela trouxe Mercedes. Se a licitação foi por água abaixo, a revenda dos ônibus será maior, já que os chassis da Mercedes tem uma aceitabilidade maior no mercado do que os outros.

      Excluir
  25. Rafael Martins como faço pra deixar meu curriculum pra ser cobradora da HP-ITA.
    Desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. curriculos@urbimobilidade.com.br ou vá no SOF-SUL, atrás da Viplan

      Excluir
  26. Alguem já foi chamado atravez de e-mail? depois de enviar o e-mail?

    ResponderExcluir
  27. Olá galera do Blog, venho dizer que a empresa HP-ITA já opera em Brasília com o nome de URBI, porém faltam ônibus para a população ir de SAMAMBAIA para Brasília. Pois estou utlizando o transporte da empresa URBI e os mesmos estão transportando pessoas com os carros cheios, Lotados, nos horários de pico(6 as 8hs e das 17 as 19 Hs) ida e volta, estou sendo transportando em carros com a capacidade máxima, com ônibus batendo a carroceria no chão por conta do peso, quanto a qualidade pontos positivos a empresa PIONEIRA, grande quantidade de Buss para Sta Maria, espero MELHORAS DA EMPRESA URBI.

    ResponderExcluir
  28. Em Samambaia norte não melhorou nada. Os ônibus continuam demorando.
    De Samambaia para Taguatinga, os ônibus que vão para o taguacenter, comercial norte, sul, etc, ficaram ônibus pequenos, que vivem lotados.

    ResponderExcluir

Sobre a moderação:

1) é de caráter de organização;

2) devido à atualização diária e ao grande volume de notícias postadas, muitos comentários chegam com dúvidas ou perguntas em postagens anteriores e o Blogger não avisa (notifica) que há comentários nestes posts (só quando a moderação está ativada);

3) A moderação é como uma garantia, já que o comentário feito será visualizado e os mesmos serão lidos e publicados e ao meu alcance perguntas feitas serão respondidas;

4) é importante lembrar que não estou online 24h, portanto se fez um comentário, por favor, aguarde como já expliquei no item 3;

5) Podem comentar a vontade, seja este uma crítica, sugestão, reclamação, dúvida, elogio etc, ou seja, o espaço é de vocês leitores;

6) Usem do bom-senso e da educação, pois comentários com palavras de baixo calão e/ou ofensas não serão publicados. Evitem também comentar em caixa-alta, já que o Blogger sinaliza como spam este tipo de comentário.

7) Os comentários publicados não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.