quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Entorno DF: Greve em menos de dois meses na Viação Anapolina

Por Rafael Martins

Os rodoviários da Viação Anapolina/Viação Luziânia decretaram greve por tempo indeterminado nas cidades do Entorno Sul por falta de pagamento de salário. Há quase dois meses, a região ficou sem transporte pelo mesmo motivo.

Em Cidade Ocidental, cerca de 20 mil passageiros ficaram sem ônibus para o Distrito Federal. Cerca de 90 ônibus não saíram da garagem. Na época, os funcionários reivindicavam melhorias nas condições de trabalho e aumento salarial. De acordo com alguns motoristas, os salários de mais de 300 empregados estavam atrasados há dois meses. Parece que nestes dois meses, a situação praticamente não mudou.

Em julho, as saídas das garagens das demais cidades do Entorno Sul foram bloqueadas pelos funcionários. A Polícia Militar foi chamada para conter possíveis depredações e ações de vandalismo. Sem ônibus, os passageiros protestaram e alguns manifestantes entraram em confronto com a Polícia.

Após os rodoviários entrarem em greve na Cidade Ocidental, foi a vez dos funcionários do Novo Gama pararem suas atividades. Ontem (10) no Lago Azul funcionários saíram pelo centro comercial do bairro com o grito “Salário, cadê você? Vim aqui só para te ver”.

Um efeito dominó foi desencadeado. Jardim Ingá, Valparaíso e Luziânia ficaram sem ônibus hoje (11).

Temendo depredações nos coletivos, a Viação Grande Brasília, que circula com liminar da Justiça Federal na região, colocou poucos ônibus para atender as cidades do Entorno Sul.

Em julho com a onda de paralisações, a administração da Vian disse ao G1 que a situação está acontecendo por conta de problemas financeiros e que na medida do possível, tudo se normalizará. Sobre as condições precárias dos ônibus, o advogado da empresa, Antenor Mito, informou ao G1 que não há veículos sucateados circulando e que os mesmos passam por vistorias constantemente. Em relação à segurança dos colaboradores da empresa, Antenor afirmou que este "é um trabalho da polícia".

3 comentários:

  1. ate o momento ainda tem muitos funcionários.. ainda não receberão pagamento e o tickt também não saiu ainda... e triste sem dinhheiro para pagar as contas sem tickt para comprar alimentos... toltal descaso da parte nesse empresa..

    leo- valparaiso de goias

    ResponderExcluir
  2. engraçado os passageiros ficam contra as greves de rodoviários... só tem um problema como ficam os funcionários sem seus salários, sem saber saber como ira ficar suas situações, pois a empresa não nos da nenhum respaldo sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Empresa desonesta que matou o meu marido e pai da minha filha em um acidente de trânsito em 2001 meu marido estava trabalhando quando um ônibus dessa empresa invadiu a faixa que meu marido trafegava matou na hora jogou q sete metros de distância é ainda se avadiu do local com o ônibus eu só descobri que foi anapolina porque o amigo do meu marido iniciou uma perseguição atraz do ônibus pois ele Trabalhava junto com marido no dia e me entregou a placa eu então coloquei na justiça de imediato foram condenados a me pagar pensão vitalícia e em 2005 foram condenados a me pagar indenização desesperados entraram em contato com minha advogada pedindo o parcelamento da dívida em 6 vezes assinei o acordo e o juiz pediu o deposito de 30 por cento do valor total da dívida os 30 por cento eles depositaram em março do ano passado agora as parcelas não pagaram nenhuma agora o juiz vai mandar um oficial de justiça penhorar o faturamento da empresa então como vcs podem v essa empresa desonesta não se preocupa nem um pouco com sausas sociais só pensa mesmo e em obter lucros e agir de má fé com as pessoas como fez comigo não basta matar um pai de família e deixar uma criança órfã por toda vida tem que fazer acordo e não pagar e tem que atrasar pensão empresa desonesta, no dia que mataram meu marido era um sábado nos fazíamos planos para o aniversário de dois aninhos da nossa filha mais teve a vida ceifada pela anapolina e no dia do aniversário da nossa filha foi missa de sétimo dia de seu falecimento hoje ela já está com 14 anos e eu nesse verdadeiro massacre mental por essa empresa desonesta.

    ResponderExcluir

Sobre a moderação:

1) é de caráter de organização;

2) devido à atualização diária e ao grande volume de notícias postadas, muitos comentários chegam com dúvidas ou perguntas em postagens anteriores e o Blogger não avisa (notifica) que há comentários nestes posts (só quando a moderação está ativada);

3) A moderação é como uma garantia, já que o comentário feito será visualizado e os mesmos serão lidos e publicados e ao meu alcance perguntas feitas serão respondidas;

4) é importante lembrar que não estou online 24h, portanto se fez um comentário, por favor, aguarde como já expliquei no item 3;

5) Podem comentar a vontade, seja este uma crítica, sugestão, reclamação, dúvida, elogio etc, ou seja, o espaço é de vocês leitores;

6) Usem do bom-senso e da educação, pois comentários com palavras de baixo calão e/ou ofensas não serão publicados. Evitem também comentar em caixa-alta, já que o Blogger sinaliza como spam este tipo de comentário.

7) Os comentários publicados não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.