sexta-feira, 26 de julho de 2013

DF: Capital ganha fórum de mobilidade por bicicletas

O Distrito Federal terá, a partir de agora, um fórum composto por representantes de várias secretarias articulados com especialistas e com a sociedade civil organizada para acompanhar a implantação da Política de Mobilidade por Bicicleta, que pretende colocar o DF na liderança nacional no uso desse meio de transporte.

"Foi criado um comitê que elaborou a política para o uso de bicicletas. Agora estamos na segunda etapa da política, quando esses projetos são postos em prática, e esse fórum terá a função de acompanhar e fiscalizar a implantação", afirmou o representante do Comitê Gestor da Política de Mobilidade Urbana do DF, Paulo Alexandre Passos.

Com diretrizes divulgadas hoje no Diário Oficial do DF, o fórum terá representantes da Casa Civil; das secretarias de Governo, de Transportes, de Habitação, de Educação, de Obras e de Turismo; além de representantes do Departamento de Trânsito do DF (Detran).

"Além dos representantes governamentais, o fórum também terá, através da Secretaria de Governo, articulação com representantes da sociedade civil e com especialistas em mobilidade", completou Passos.

POLÍTICA – O Plano de Mobilidade Por Bicicleta do Distrito Federal prevê o estímulo ao uso das bikes como política de Estado por razões ambientais, urbanísticas e de saúde pública.

Com quatro grandes projetos, o plano prevê a construção de uma malha de 600km de ciclovias e ciclofaixas integrando todo o Distrito Federal, que colocara o sistema local como um dos maiores do mundo.

Além disso, o plano terá programas para o uso das magrelas para o transporte escolar, a criação de faixas de lazer nos fins de semana e de um sistema de empréstimo de bicicletas públicas, além de ações de educação para o trânsito e respeito ao ciclista.

Fonte: Agência Brasília