sexta-feira, 19 de abril de 2013

Palmas: Prefeitura não dispõe de itinerários e horários para os usuários

Quem utiliza o sistema de transporte coletivo de Palmas se depara diariamente com a falta de horários e itinerários nas estações e nos pontos. O usuário não possui um local para recorrer quando se tem dúvidas sobre qual ônibus circula em determinada região, o jeito é perguntar para os motoristas ou para as pessoas que estão por perto.

De acordo com a servidora pública, Eliane Aires, quem pega um coletivo todos os dias não tem nenhum problema em se localizar, mas aquele que não conhece ou precisa de uma nova linha fica totalmente perdido. “Quem já tem o hábito de pegar o mesmo ônibus todos os dias não encontra dificuldade, porém, se precisar mudar o itinerário é praticamente impossível saber em qual ônibus embarcar sem perguntar ao motorista ou a algum passageiro”, relata.

A empresa Expresso Miracema divulga os horários no próprio site, mas grande parte dos usuários não tem como acessar esses dados. Na Apinajé, os horários de segunda a sexta e dos finais de semana e feriados são disponibilizados para os usuários na parte de cima da estação. Já na Krahô, sentido a faculdade Ulbra, não possui nenhuma informação.

Na Apinajé, há alguns itinerários e setas indicando o sentido das linhas de ônibus, mas a maioria estão apagados ou escondidos atrás de cartazes. Para o estudante Henrique Farenzena, “a desorganização com o transporte coletivo é devido à falta de inspeção da parte pública que dá a concessão do transporte, mas não cobra das empresas um serviço de qualidade”, disse.

Segundo a usuária Gislene Lima quando ela liga na Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, pedindo os itinerários e os horários dos coletivos, eles informam que ainda não tem um site com essas informações. A secretaria de Transportes não possui um ramal e nem uma sede própria, está funcionando em uma sala da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito sem nenhuma infraestrutura.

Prefeitura

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte está finalizando um mapa atualizado com os itinerários dos coletivos e com as informações sobre a localização de pontos e estações de ônibus da Capital. Informaram ainda que esse processo está previsto para ser concluído em aproximadamente 30 dias, e que depois disso, as informações serão afixadas nas estações.

Projeto de Lei

O vereador Iratã Abreu (PSD) apresentou no dia 21 de fevereiro um Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade de placas indicativas do itinerário com os respectivos horários das linhas em todos os pontos e estações de ônibus da Capital. De acordo com o projeto, as placas deverão conter informações com o nome, número da linha, quadra de origem e de destino.

Fonte: O Coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a moderação:

1) é de caráter de organização;

2) devido à atualização diária e ao grande volume de notícias postadas, muitos comentários chegam com dúvidas ou perguntas em postagens anteriores e o Blogger não avisa (notifica) que há comentários nestes posts (só quando a moderação está ativada);

3) A moderação é como uma garantia, já que o comentário feito será visualizado e os mesmos serão lidos e publicados e ao meu alcance perguntas feitas serão respondidas;

4) é importante lembrar que não estou online 24h, portanto se fez um comentário, por favor, aguarde como já expliquei no item 3;

5) Podem comentar a vontade, seja este uma crítica, sugestão, reclamação, dúvida, elogio etc, ou seja, o espaço é de vocês leitores;

6) Usem do bom-senso e da educação, pois comentários com palavras de baixo calão e/ou ofensas não serão publicados. Evitem também comentar em caixa-alta, já que o Blogger sinaliza como spam este tipo de comentário.

7) Os comentários publicados não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.