domingo, 29 de julho de 2012

Entorno DF: Passagens de ônibus para cidades do Entorno sobem quase 3%


O valor da passagem das linhas de ônibus que saem do Distrito Federal com destino a cidades do Entorno estão mais caras a partir deste domingo (29). A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou um aumento de 2,83%.

As passagens que hoje custam R$ 4,50, por exemplo, terão aumento médio de R$ 0,12, caso da tarifa para a cidade de Águas Lindas.

O reajuste é válido para os ônibus semiurbanos de curta distância. Segundo a ANTT, o valor acompanha o aumento de custo das empresas, como inflação e preço do combustível.

O cálculo do reajuste é feito com base em aumento de custos de sete itens: combustíveis, lubrificantes, material de rodagem, gastos com pessoal, peças e acessórios, veículos e outros ativos e despesas gerais.

Os itens são reajustados com base em índices de inflação medidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Agência Nacional do Petróleo (ANP e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Despesas com pessoal e com combustíveis são os itens que mais pesam na fórmula.

Segundo a ANTT, ao valor das passagens são adicionados ainda tarifa de embarque (que depende de cada cidade; no DF não há cobrança), além de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (IMCS), que também não é cobrado das empresas de transporte que fazem as linhas entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno.


Fonte: G1 DF (http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/07/passagens-de-onibus-para-cidades-do-entorno-sobem-quase-3.html)