terça-feira, 10 de julho de 2012

DF: Terminais de ônibus de Samambaia não oferecem estrutura para usuários


Passageiros e rodoviários sofrem com a falta de estrutura dos dois terminais de ônibus de Samambaia. Os parceiros do DF Josuel Júnior e Daniel Bastista mostraram que no terminal próximo a DF-180 não há teto, bancos, guichê ou locais de descanso.

No outro terminal de Samamabaia, perto da quadra 327, a situação é parecida. Sombra, só a de uma árvore no local. No banheiro, ocorre vazamento de água sempre que a descarga é acionada.

O administrador regional de Samambaia, Rindomar Carvalho, disse que os terminais foram construídos por uma empresa de ônibus, responsável pela administração dos espaços, como local para recebimento do dinheiro referente às passagens.

“Nossos terminais serão construídos a partir de 2013, com dinheiro oriundo do PAC da Mobilidade, do governo federal. Em Samambaia, teremos terminal de verdade, porque aquilo [que funciona atualmente] não é terminal, é um lixo”, disse o administrador.

Em junho, o governo do Distrito Federal abriu processo de licitação para a reforma de nove terminais de ônibus, mas não incluiu os de Samamambaia. Segundo a Secretaria de Transportes, as obras estavam previstas para ser iniciadas em outubro e custarão R$ 12 milhões.

Os primeiros terminais beneficiados serão os de Taguatinga Sul e Norte e Cruzeiro Novo. Eles vão receber novas coberturas e pisos, instalações elétricas, hidraúlicas e de comunicação. A obra deve ficar pronta em 2013.

Outros seis terminais estão na lista da secretaria de Transportes: Ceilândia (Setor P Sul), Núcleo Bandeirante, Guará 1 e 2, Paranoá e Planaltina. De acordo com a secretaria eles foram escolhidos entre os 28 terminais do DF obedecendo ao critério de localização e circulação de passageiros.

Também em junho, o GDF anunciou que vai reformar os terminais de ônibus do Setor Leste do Gama, da QNR de Ceilândia e da A.R. 25 de Sobradinho 2, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: G1 DF (http://g1.globo.com/distrito-federal/parceiro-df/noticia/2012/07/terminais-de-onibus-de-samambaia-nao-oferecem-estrutura-para-usuarios.html)