segunda-feira, 26 de abril de 2010

Goiânia: Greve partiu dos próprios motoristas. CMTC e Setransp não se manifestaram


Motoristas de ônibus de Goiânia e região paralisaram os serviços nesta segunda-feira de manhã sem aviso prévio, deixando milhares de passageiros sem transporte. A greve, que não tem previsão de fim, atingiu a população da capital e mais 11 municípios vizinhos que são abastecidos pelo mesmo sistema.

A categoria protesta contra a falta de diálogo com o sindicato que representa os empresários do transporte coletivo. Além de reclamarem de salários defasados, os motoristas relatam o que chamam de condições humilhantes de trabalho, com carga que pode chegar a 12 horas por dia e cinco viagens de mais de duas horas de duração sem intervalo para descanso.

Ainda segundo a categoria, a paralisação partiu dos próprios motoristas e não dos dois sindicatos existentes na capital. Por isso, conforme os motoristas ouvidos pela reportagem, as condições legais para a greve, como o mínimo de 30% de funcionamento do serviço, não foram respeitados.

Até o momento nem a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) nem Sindicato do Transporte Coletivo em Goiânia (Setransp) se manifestaram sobre a paralisação.

Fonte: Site Terra (http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4400715-EI306,00.html)

17 comentários:

  1. APRECIARIA SABER A SITUAÇÃO ATUAL DA GREVE DOS MOTORISTAS DE COLETIVOS URBANOS EM GOIÂNIA.
    GRATO

    ResponderExcluir
  2. isso e uma vergonha...enqunto os empresarios enriquecem os bolsos os motoristas se matam de trabalhar....vcs dveriam almentar o salario deles.....

    ResponderExcluir
  3. JOGADA DE MESTRE!!
    Parabenizo os motoristas por essa bela demonstração do poder de vocês. Se alguns usuários estiverem inconformados com esta situação, então que procurem a ouvidoria do serviço, ou seus representantes políticos e se não resolver façam-se serem ouvidos e acima de tudo: respeitados.
    Há quem diga que greve tem de ser feita sem incomodar quem não tem nada com isso, mas eu discordo! Só incomodando outro para ser notado, afinal essa foi a melhor maneira de protestatem.
    A solução do problema vai além de salários e tecnologia, tem haver com a capacidade da prestação dos serviços logo: não temos onibus suficiente.
    Considero que a atual situação caótica do sistema de transporte coletivo de Goiânia é um desrespeito aos usuários e aos trabalhadores desse sistema.
    Talvez se todos que fossem ligados à esse sistema fossem realmente ouvidos e respeitados, não teríamos chegado a essa situação.
    A solução é dispor de mais onibus e melhorar a gestão do sistema.
    Se isso não ocorre, podemos então falar de duas possiveis causas:
    1ª Incopetencia dos gestores ou
    2ª Falta dedicação dos nossos políticos
    Se são eles quem fazem e acontecem, é normal que estes devem ser responsabilizados! É o líder quem responde pelos atos dos subordinados... o resto é BALELA para desviar as atenções!
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  4. A essa foi a melhor forma de resolver o problemas dos motorista coitados estão sendo escravisados...

    ResponderExcluir
  5. Gente preciso trabalhar, empresarios sangue sugas.

    ResponderExcluir
  6. seu idiota ...
    é pq se nun anda de onibos panaka
    alexandre biba

    ResponderExcluir
  7. Faço da suas as minhas palavras Alexandre,apesar de ter cido prejudicada tbm com essa paralizaçao,apoio os motoristas,pois nesse pais so assim com greves é que a classe trabalhadora é vista,nem sempre atendida,mas contunuaremos lutando.

    Luciana Souza

    ResponderExcluir
  8. nem sei o que dizer,,,,,pablho dyaz

    ResponderExcluir
  9. Eu fui um dos prejudicados...

    Mas me solidarizo com os motoristas que além de ter uma carga horária exaustiva, tem que conviver com a falta de educação dos usuários e baixos salários.

    Como o amigo bem citou. ``Jogada de Mestre´´.

    ResponderExcluir
  10. Vagabundagem desses empresários! O transporte público de Goiânia é uma palhaçada. Vcs não são empresários, são menininhos achando que enganam a gente. SOU A FAVOR DA VOLTA DAS VANS! MUITO MAIS COMPETENTES QUE VCS!

    ResponderExcluir
  11. SÃO OS FILHOS DA PUTA MESMO ESTES MOTORISTAS..COMO PRESTAM UM SERVIÇO DO QUAL O SERVIÇO DE MUITA GENTE MAIS MUITA GENTE MESMO DEPENDE..NAO PODEM FAZER GREVE AS EMPRESAS DEVERIAM DEMITIR TODOS E FAZER UMA NOVA CONTRATAÇAO EM MAÇA!!!!E ACABAR COM ESSA XACRINHA QUE TA PREJUDICANDO TODO MUNDO

    ResponderExcluir
  12. ate parece que eles trabalham doze horas seguidos no vila brasilia mesmo eles dao uma voltinha e para 20min daou outra e para de novo rum nao tem nem vergonha na cara...

    ResponderExcluir
  13. Gente quero saber a greve vai continuar nessa quinta-feira ou não????

    ResponderExcluir
  14. Tanto para o Fernando quanto para quem fez o comentário seguinte. Vocês viram o último concurso que se abriu para motorista, perceberam os baixissimos salários, acho que não ne para falarem uma coisa dessa. Então infelizmente as áreas que são extremamente essencias são as mais prejudicadas em quesito salário e carga horária. Como por exemplo: Professores, médicos, motorista de transporte coletivo. Principalmente esses profissionais que tem salários defasados e abuso na carga horário e péssimo ambiente de trabalho, onde muitas vezes aguentam humilhação de pessoas que são leigas, pois pra mim quem reclama de coisas como essas são leigos. E não é atoa que tem tanta greve de médicos, professores e motoristas.

    Pensem bem, antes de criticar as ações dos grevistas, pois se você se colocar no lugar dessa pessoa teria a mesma atitude.

    Jénnifer Tomé

    ResponderExcluir
  15. Caro(a) Jennifer Tomé,

    Não sou contra nenhum tipo de manifestação, principalmente e cargo de salario, mas o que esses motoristas fizeram nao são manifestação ou paralização, eles simplismente desrespeitaram seus servidores, pois nem fizeram um comunicado, para avisar os que seriam mais afetados nesta paralização, que somos nos trabalhadores que precisamos do transporte publico para nos locomover, e sem falar que escolheram o melhor dia para a paralização (segunda-feira).
    Então so peço mais respeito ao trabalhador.

    ResponderExcluir
  16. AS VANS DEVERIAM VOLTAR A CIRCULAR
    E MELHOR DO QUE ESSES ONIBUS QUE QUEREM FICAR DE GREVE!!!!
    OS SERVIÇOS QUE A CMTC PRESTA PARA O CONSUMIDOR E UM VERDADEIRO DESCAUSO AO CONSUMIDOR
    AINDA POR CIMA ELES QUEREM ALMENTAR A PASSAGEM...SE ELES NAO OFERECEM RESPEITO AO CONSUMIDOR
    PQ O TERMINAL DO CONJUNTO VERA CRUZ ELE ESYA TOTALMENTE ACABADO
    E NEM A PREFEITURA PRA VER A NOSSA SITUAÇAO
    POR ISSO COBRO PROVIDÊNCIA
    O MAIS RAPIDO POSSIVEL

    ResponderExcluir

Sobre a moderação:

1) é de caráter de organização;

2) devido à atualização diária e ao grande volume de notícias postadas, muitos comentários chegam com dúvidas ou perguntas em postagens anteriores e o Blogger não avisa (notifica) que há comentários nestes posts (só quando a moderação está ativada);

3) A moderação é como uma garantia, já que o comentário feito será visualizado e os mesmos serão lidos e publicados e ao meu alcance perguntas feitas serão respondidas;

4) é importante lembrar que não estou online 24h, portanto se fez um comentário, por favor, aguarde como já expliquei no item 3;

5) Podem comentar a vontade, seja este uma crítica, sugestão, reclamação, dúvida, elogio etc, ou seja, o espaço é de vocês leitores;

6) Usem do bom-senso e da educação, pois comentários com palavras de baixo calão e/ou ofensas não serão publicados. Evitem também comentar em caixa-alta, já que o Blogger sinaliza como spam este tipo de comentário.

7) Os comentários publicados não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.